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A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

por VICTOR ADRIANO TAVARES - PROFESSOR UNIVERSITÁRIO (ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA)

Por Focus Trigueiro dia em Blog

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
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A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO  

 

Quando falamos em organização a primeira coisa que vem em mente e como a mesma consegue se comunicar com seu público alvo.

 Pensando nisso vamos descrever um pouco sobre essa ferramenta tão importante, pois muitos pensam que se comunicar é simplesmente saber dizer algo a alguém.

 Porem quando falamos de uma comunicação eficaz o propósito consiste em fazer como que o outro lado (receptor) entenda aquilo que foi dito, sem ter qualquer tipo de ruído, trazendo assim uma má interpretação.

 Essa falta de Comunicação eficiente nas organizações pode se tornar um problema crítico, trazendo para dentro da mesma perdas financeiras causadas pelo simples fato da comunicação ter sido truncando, porém dentro das organizações alguns executivos / gestores ainda acreditam que todos os colaboradores conseguem interpretar a comunicação e assimilar tudo que foi apresentado no comunicado.

 Pesquisa realizada pelo Centro de Progresso Americano  demonstrou que o custo de perder um funcionário e substitui ló vem variando de 16 % a 216% do salário atual do colaborador, dependendo do cargo que ele ocupa, dados esses fazendo um comparativo entre a retenção de talentos e a comunicação interna da empresa  que trás uma grande rotatividade na organização.

 Outra pesquisa realizada pelo The Economist, intitulada Communication barriers in the modern workplace (Barreiras de comunicação no ambiente de trabalho moderno) realizada com 403 executivos americanos  demonstrou que 44% dos entrevistados falaram que a falta de comunicação eficaz trouxe atrasos e falhas nos projeto, outros 18% demonstraram que as falhas nos processos de comunicação trouxeram consequências graves nas vendas (redução), além disso a pesquisa demonstrou outros fatores que impactaram no ambiente interno, como: o Estrese que atingiu 52% dos colaboradores e o desamino que atingiu outros 31%.

 

 Ainda dentro pesquisa realizada, alguns fatores relevantes foram citados pelos entrevistados que poderiam melhorar a processo de comunicação dentro da organização, tais como:

 

  • Objetivos mais claros em reuniões (78% dos entrevistados)
  • leque mais amplo de ferramentas de comunicação interna (63% dos entrevistados)
  • treinamentos e capacitações para melhorar o entendimento de instruções de trabalho e mensagens institucionais (62% dos entrevistados)

 

 Outro dado importante que a comunicação ineficaz trás para a organização, está ligado ao aumento dos acidentes de trabalho causados pela falta de comunicação, onde se foi observado em um artigo publicado pela US Joint Commission for Hospital Accreditation que 70% dos acidentes e devido à falta de comunicação.

 Somente para demonstrar como uma comunicação eficaz faz a diferença, o GALLUP, informa que 62% dos colaboradores sofrem menos acidentes quando estão engajados, isto é, quando existe um processo de comunicação eficiente e eficaz.

 Dentro de todo conteúdo apresentado trabalho estratégico do profissional de comunicação interna é de fundamental importância para o retorno financeiro aos acionistas, pois segundo estudo da Tower Watson, empresas com comunicadores altamente efetivos possuem um retorno financeiro aos acionistas 47% superior às empresas que são menos efetivas na comunicação.

 Segundo Peter Drucker; 60% dos problemas administrativos são causados por uma comunicação ineficaz

 Já o Palestrante Evandro Kalfelz Schmitz descreve que:

 "A comunicação empresarial sempre foi e será um grande problema, porém ela tem piorado demais nos últimos anos, fruto de uma busca alucinada da melhoria de uma suposta eficiência dessa comunicação! Uma falácia! Pessoas cada vez se falam menos pessoalmente e por telefone, escrevem menos e não sabem mais concluir pensamentos mais elaborados, pois ficam limitadas com a preocupação de não superar máximos 140 caracteres ou as desejadas máximas 5 linhas de um e-mail! Com isso, as pessoas estão emburrecendo e perdendo a capacidade de avançar ou aprofundar discussões sadias e criativas!"

 

 Conclusão

 

 Organizações estão passando por vários processos de transformação, buscando a modernização para atender as necessidades apresentadas pela sociedade que está cada vez mais antenada as transformações que o mundo está passando. Dentro desta perspectiva esta mesma sociedade vem se tornando cada vez mais exigente nos seus processos de aquisição de bens e serviço.

Porém no cenário atual da correria desenfreada para atender toda essa demanda, as organizações estão esquecendo de alguns processos básicos que a aproximação do seu publico alvo. E comunicação tem sido essa barreira enfrentada a muito tempo.

Isso tudo acontece devido a falta de visão dos gestores no que diz respeito a colocar em prática medidas que venham melhorar o relacionamento organizacional, que tragam para dentro da empresa práticas que busquem melhorar as instruções de trabalho e mensagens organizacionais.

 

 

Todos os Artigos são de responsabilidade de seu autor.

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